O Chocolate na Culinária

Nega maluca, mousse, brigadeiro, bolo, fondue, achocolatado. É impossível imaginar a nossa vida sem essas maravilhas que podem ser feitas com uma iguaria tão gostosa que é capaz de viciar os menos preparados: O chocolate.

Hoje, trouxemos diversas receitas que não levam nem 5 minutos para serem preparadas, mas que causam uma explosão de boas sensações a quem quer que se atreva a experimentar.

As dicas são práticas e simples, mas que podem salvar uma noite de pouca imaginação para sobremesas. Então, vamos lá:

Nega Maluca

bolo nega malucaIngredientes: Três ovos, uma xícara e meia de açúcar, duas xícaras de farinha de trigo, uma xícara de chá de achocolatado em pó, uma colher de fermento em pó, uma pitada de sal e uma xícara de água fervente.

Modo de preparo: Misture os ovos, farinha, chocolate em pó e óleo e adicione a água quente com o fermento em pó. Em seguida, asse em forno médio por 40 minutos.

Para a cobertura, misture todos os ingredientes em fogo médio numa panela até adquirir uma consistência uniforme e despeje em cima do bolo o creme.

Sirva assim que esfriar.

Brigadeiro

brigadeiro

  1. Despeje chocolate em pó, margarina e leite condensado em uma panela
  2. Regule o fogo para que não fique muito forte
  3. Cozinhe até que se forme uma massa consistente
  4. Após esfriar, unte as mãos com manteiga e faça as bolinhas
  5. Você pode usar formas prontas para isso também
  6. Assim que estiverem redondas, basta mergulhar nos granulados
  7. Pronto, agora é só servir.

Fondue de Chocolate

fondue de chocolate e frutasO fondue combina em qualquer ocasião, especialmente no inverno, quando as temperaturas estão lá embaixo. Digamos que esta é uma das maneiras mais saudáveis de se ingerir o chocolate, uma vez que pode-se misturar com as mais variadas frutas. Vamos ao que interessa:

Ingredientes: 300 gramas de chocolate em barra, 50 gramas de chocolate amargo, 1 embalagem de leite condensado (de preferência light), 1 xícara (de chá) de amarula, frutas a gosto picadas.

Modo de preparo: Em um recipiente apropriado, derreta as barras de chocolate no forno microondas (potência máxima). Mexa o chocolate derretido ocasionalmente, até que tenha derretido tudo. Com uma panela, leve ao fogo baixo o chocolate derretido e misture com o licor e o leite condensado. Depois, é só mexer até ficar com uma consistência uniforme e cremosa. Quando ficar pronto, é só servir e mergulhar os pedaços de fruta e marshmallow.

Use e abuse da criatividade

Como vocês perceberam, a infinidade de receitas é enorme e utilizar o chocolate na culinária é perfeitamente possível de várias maneiras. Hoje, ensinamos três delas a vocês, e pode esperar que em breve traremos mais conteúdo de qualidade.

Como fonte de inspiração, nós utilizamos o site Tudo Gostoso, que nos trás excelentes conteúdos referentes a culinária salgada e doce. A infinidade de receitas é enorme, e você pode conferir quando puder.

Se tiver qualquer dúvida referente aos ingredientes ou ao modo de preparo das receitas aqui mencionadas, envie-nos uma mensagem. Nós teremos o prazer em ler e responder cada um dos emails enviados.

Bom, por hoje ficamos por aqui. Fiquem atentas, pois nos próximos dias estaremos disponibilizando mais conteúdo pra vocês.